Upcycle, do lixo ao luxo

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , ,

O termo Upcycle consiste em revitalizar algo que não teria mais utilidade. Os produtos que não têm valor para a indústria de reciclagem e iriam para o lixo, ganham uma “cara nova”. Isso reduz a quantidade de entulho e evita o aumento da poluição gerada pela fabricação de novos produtos.



Embalagens de salgadinho, isopor, roupas ou sapatos velhos, restos de tecidos, fita cassete, entre outras coisas, se transformam de maneira inimaginável. Basta ter criatividade, como é o caso do holandês Patrick Schuur, que inventou um armário com mais de 900 fitas cassete.

A empresa TerraCycle é americana, mas iniciou há sete meses suas atividades no Brasil. Somente nesse período, ela já reutilizou 200 mil embalagens de salgadinhos que iriam para o lixo e, a partir delas, foram feitas mochilas, bolsas, estojos, cadernos e guarda chuvas. A atividade tem se mostrado bastante lucrativa.

Em alguns lugares do continente europeu, são espalhados contêineres pelas ruas para que as pessoas depositem suas roupas e calçados velhos. A iniciativa está tendo reflexos aqui no Brasil e marcas como Osklen e Cavalera, começaram a aderir à proposta de upcycling.

Comments (0)