Posted by GATTO DE RUA | Posted in Documentário , Responsabilidade Social , Vídeos
O The Story of Stuff é uma série de animações que trata de temas como consumo consciente e sustentabilidade de uma maneira bem direta e dinâmica.
O The Story of Stuff é uma série de animações que trata de temas como consumo consciente e sustentabilidade de uma maneira bem direta e dinâmica.
A empresa TerraCycle é americana, mas iniciou há sete meses suas atividades no Brasil. Somente nesse período, ela já reutilizou 200 mil embalagens de salgadinhos que iriam para o lixo e, a partir delas, foram feitas mochilas, bolsas, estojos, cadernos e guarda chuvas. A atividade tem se mostrado bastante lucrativa.
Em alguns lugares do continente europeu, são espalhados contêineres pelas ruas para que as pessoas depositem suas roupas e calçados velhos. A iniciativa está tendo reflexos aqui no Brasil e marcas como Osklen e Cavalera, começaram a aderir à proposta de upcycling.
A marca esportiva Puma, quer se tornar referência e exemplo, para outras empresas do ramo, em atitudes sustentáveis. A partir de 2011 as caixas se sapato não farão parte da lista de produtos utilizados pela empresa. A empresa cortará 60% do uso de água, combustível e matéria prima, para reduzir as emissões de carbono.
Os sapatos serão entregues ao consumidor em um “saquinho esperto” (‘Clever Little Bag’ em inglês), criado pelo designer Yves Béhar, que garante a proteção do calçado desde a fabricação até a chegada ao consumidor final. A ideia eliminará a necessidade de utilização de sacolas plásticas no varejo também.
Os números provenientes dessa mudança são positivos. Serão reduzidos 8.500 toneladas de papel, 20 milhões de megajoules economizados em eletricidade e um milhão de litros de água e diesel consumidos durante a manufatura e distribuição dos produtos confeccionados pela marca.
A Puma orientará as lojas revendedoras a utilizarem sacolas feitas de material biodegradável, que são menos prejudiciais ao meio ambiente e pretende reduzir em até cinco anos, 25% das emissões de carbono. Os trabalhos para alcançar a redução alcançarão todos os departamentos da empresa.
Assista o vídeo da "Clever Little Bag".
Nota: O que você achou da ação?
Parceiro do Ministério do Meio Ambiente com a campanha Saco é um Saco, o Carrefour lançou, nesta segunda-feira (15/3), dia mundial do consumidor, em Piracicaba (SP), a primeira loja do Brasil a eliminar o uso sacos plásticos tradicionais. Para substituir, disponibiliza aos cliente caixas de papelão, sacos reutilizáveis e sacolas biodegradáveis. A iniciativa será implantada em todas as lojas da rede, gradativamente, nos proximos 4 anos.
Ele anunciou que desde o início da campanha Saco é um Saco, em 5 de junho de 2009, dia mundial do meio ambiente, o brasileiro deixou de utilizar de 600 milhões a 800 milhões de sacolas plásticas.
O Brasil utiliza cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas tradicionais por ano, segundo estimativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). “Isso mostra o consumo consciente como instrumento de transformação da sociedade”, ressaltou Minc, ao afirmar que esse tipo de mudança é reflexo da conscientização da empresa e dos consumidores. No entanto, “isso não acontece do dia para noite”.
Minc ainda acredita que haverá uma “imitação saudável” da iniciativa, que deverá ser copiada por outras redes de supermercados. O banimento de sacolinhas plásticas já acontece em vários países, como França e Bélgica.
Para o diretor-superintendente do grupo Carrefour Brasil, Jean-Marc Pueyo, “a eliminação das sacolas plásticas é uma ação decisiva do Carrefour para o meio ambiente”.
A iniciativa é um desdobramento da campanha Saco é um Saco. Para estimular os clientes, o supermercado de Piracicaba vai disponibilizar sacolas retornáveis até o dia 31 de março, além de oferecer caixas.
Para dar alternativa ao consumidor, o Carrefour também vai vender sacolas biodegradáveis em 180 dias. As sacolas tradicionais levam 400 anos para sair do meio ambiente. A renda da venda dessas sacolas biodegradáveis será revertida para o Lar dos Velhinhos.
Os cliente também poderão utilizar caixas de papelão para carregar suas compras. Elas foram colocadas atrás dos caixas para facilitar o uso pelos consumidores.
Como resultado da parceria com o MMA, o Carrefour reduziu o uso de sacolas plásticas em 27 % e vendeu mais de cinco mil sacolas retornáveis. Além disso, a unidade de Piracicaba também coletou 40 toneladas de lixo orgânico, que virou adubo.
Para Minc, a indústria não vai perder mercado se começar a se adaptar à mudança do pensamento do consumidor, que está cada vez mais consciente dos cuidados que deve ter com o meio ambiente para melhorar a qualidade de vida.
O ministro finalizou destacando a necessidade da reutilizar, reaproveitar e reciclar os materiais no lugar de descartar. “Somos a sociedade do descartável. Parece que o meio ambiente é um grande lixo”.
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IMPORTANTE : Será aceito apenas 1 comentário por pessoa e todos os critérios serão respeitados.
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"Saiba que gostei muito do produto, da idéia e estou recomendando para diversas pessoas. Também fui abordado no supermercado por pessoas que me questionaram onde havia comprado o produto. A idéia não é só ecologicamente correta e consciente, mas deveras prática!Nunca havia feito a transição: esteira do caixa-carrinho do supermercado-meu automóvel-carrinho de compras da garagem-elevador-apartamento, em tempo tão curto. Agora são 3 sacolas de pano ao invés de 30 sacolas de plástico. Obrigado."
Glauco Desiderio.
"Sempre quis substituir as sacolinhas de plástico no supermercado por algum material biodegradável, como as sacolas de papelão, etc. Mas ao conhecer a Bag Market em uma revista, adquiri pelo site e recebi em casa muito prático. Mais prático ainda transportar as compras nas sacolas bag market, pois são reutilizáveis o que poupa os recursos naturais.Obrigado".
Helcir Caldi.
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