A terrível história das garrafas de água

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , ,

O The Story of Stuff é uma série de animações que trata de temas como consumo consciente e sustentabilidade de uma maneira bem direta e dinâmica.



Assista o vídeo documentário abaixo informativo com legendas em português:


Upcycle, do lixo ao luxo

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , ,

O termo Upcycle consiste em revitalizar algo que não teria mais utilidade. Os produtos que não têm valor para a indústria de reciclagem e iriam para o lixo, ganham uma “cara nova”. Isso reduz a quantidade de entulho e evita o aumento da poluição gerada pela fabricação de novos produtos.



Embalagens de salgadinho, isopor, roupas ou sapatos velhos, restos de tecidos, fita cassete, entre outras coisas, se transformam de maneira inimaginável. Basta ter criatividade, como é o caso do holandês Patrick Schuur, que inventou um armário com mais de 900 fitas cassete.

A empresa TerraCycle é americana, mas iniciou há sete meses suas atividades no Brasil. Somente nesse período, ela já reutilizou 200 mil embalagens de salgadinhos que iriam para o lixo e, a partir delas, foram feitas mochilas, bolsas, estojos, cadernos e guarda chuvas. A atividade tem se mostrado bastante lucrativa.

Em alguns lugares do continente europeu, são espalhados contêineres pelas ruas para que as pessoas depositem suas roupas e calçados velhos. A iniciativa está tendo reflexos aqui no Brasil e marcas como Osklen e Cavalera, começaram a aderir à proposta de upcycling.

Cachorro que é um ativista ecológico

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , , ,

Conheça o cachorro chamado Puglet que é ecologicamente correto, ele recicla, faz compras conscientes e muito mais.



Veja no vídeo abaixo o bom exemplo deste pequeno cachorro e pratique a sustentabilidade no seu dia a dia.


Jornais velhos se transformam em sacolas “novinhas em folha”

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in ,

Os jornais são muito úteis no dia em que são impressos. Porém, no dia seguinte, eles dificilmente têm outra utilidade e quase sempre vão parar no lixo. A empresa Reciclage pensou nisso e criou uma forma de cooperar com o meio ambiente, através de sacolas feitas com as folhas de jornal que seriam descartadas.



As sacolas são uma alternativa de muito bom gosto para dar um toque diferenciado a uma loja ou a uma embalagem de presente. Além disso,serve como fonte de renda para muitas famílias que trabalham no processo artesanal da produção.

As sacolas de jornal possuem tamanhos diferenciados e são reforçadas podendo suportar até 5kg. Uma cola à base d’água dá o colorido especial e funciona como impermeabilizante. Os artesãos recebem valores diferentes para cada tipo de sacola, variando de 0,40 centavos a um real.

A empresa do Rio Grande do Sul, que foi criada em 2007, revende as sacolas para mais de 30 clientes, alguns deles em outros estados do Brasil. Os artesãos são beneficiados, pois podem emitir notas fiscais com isenção de ICMS, têm comprovação de crédito e contribuem para a Previdência Social.

O Reciclage pretende plantar uma árvore a cada 1000 sacolas vendidas. Portanto, se você gostou e quer saber como adquirir a sua acesse o site: www.reciclage.org

Fonte: Ciclo Vivo

Chapéu feito de Fitas Cassetes Recicladas

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , ,

Os Designers Alyce Santoro e Julio Cesar criaram um chapéu feito com o tecido Sonic Fabric que combina 50% de fitas cassetes recicladas com 50% de poliester.



E o mais incrível é que você pode literalmente escutar o tecido. Com um walkman adaptado é possível escutar segmentos de audio que estão gravados no tecido.

Veja o vídeo abaixo e veja como funciona:



O Sonic Fabric também é utilizado em outros produtos, como vestido e revestimento para móveis.

Fonte: Ecouterre

Coca-Cola vai lançar cadeira feita de garrafa PET

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in ,

A Coca-Cola lançará uma cadeira feita com garrafas PET. Em parceria com a Emeco, empresa fabricante das tradicionais cadeiras de plástico, o projeto criado em 1944 para a marinha americana será construído com 111 garrafas de plástico recicladas.



A expectativa é reaproveitar mais de três milhões de garrafas PET na produção. Conhecida como “Navy Chair”, a cadeira estará disponível nos pontos de venda até o meio do ano.

Fonte: Promoview

Um lixão no meio do oceano

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , ,

A Ong Surf Rider Foundation produziu uma animação bem bacana sintetizando todos os problemas que o plástico causam ao Oceano, assista:



Para mudar esta situação, junte-se ao pacto da Surf Rider Foundation se comprometendo a ter as seguintes atitudes:

- Usar garrafas reutilizáveis para a minha água e outras bebidas. Usando apenas uma garrafa reutilizável, vou evitar que 167 garrafas plásticas descartáveis poluam o meio ambiente.

- Usar sacos de pano ou Eco-Bags em minhas compras. Usando a ecobag vou evitar que cerca de 400 sacolas plásticas poluam o meio ambiente.

- Reciclar dos sacos plásticos e garrafas que já utilizei.

Clique aqui, entre no site da Surfrider e assine o compromisso.



Fonte: Coletivo Verde

Aprenda a fazer um Puff utilizando pneus usados

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in ,

Aprenda a fazer um Puff utilizando pneus. Em tempos de dengue, nada melhor do que ter idéias para reutilizar e reciclar pneus, contribuindo assim com nossa saúde e meio ambiente.



- 2 pneus de carro
- Furadeira
- 3 parafusos / 3 porcas / 6 arruelas
- Espuma fina de poliuretano de 1,00 x 1,75m
- Cola universal
- Grampeador / Grampos
- Feltro macio, plush ou outro tecido do gênero (na cor que desejar) de 1,80 x 1,00m
- Linha de algodão grossa
- Fleece (tecido de fibra térmica)
- Circulo de madeira prensada de 35cm de diâmetro e 1cm de espessura
- Papelão com 35,5cm de diâmetro e 1mm de espessura



Fonte: FT Artes Em Ofício

Resultado da Promoção "Eu Quero a Minha"

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in ,

Hoje é dia de divulgar o ganhador da Bag Market, mas antes disso, a Gatto de Rua agradece à todas as pessoas que participaram da promoção, foram quase 100 inscritos e um pouco mais de 160 réplicas via Twitter.

Bom, vamos lá! E o ganhador da Bag Market e sacola chaveiro é Márcia Martins, parabéns!

Bicicleta feita de Bamboo

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , , ,

A criação de uma oficina para construir bicicletas de bambu, é o projeto Berlim Bamboo Bikes com apoio da Technische Universität Berlin.



Conhecendo o nosso sistema econômico atual, os nossos métodos de produção que são o desperdício de recursos e de energia em grande medida, e que isso nos coloca em perigo estamos abertos para inúmeras pragas e toxinas. Assim o aspecto ecológico da produção de bicicletas a partir do bambu é óbvio, um bom projeto de sustentabilidade que segue o plano de produzir bicicletas a partir de matérias-primas renováveis.



Agora que o bambu também cresce na Europa Central, reduz o custo de produção que garante um alto grau de criatividade, muito mais ambientalmente preferível e com um custo de produção competitivo.

Espaço necessário para transportar 60 pessoas

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , , ,

Vejam que interessante essa campanha da prefeitura de Münster, na Alemanha, que compara o espaço ocupado por vários modos de transporte e as vantagens de usar transporte público ou bicicleta. A campanha comparou o espaço necessário para transportar 72 pessoas:



- Bicicleta: 72 pessoas são transportadas em 72 bicicletas, ocupando no total 90 metros quadrados.

- Carro: Com base na média de ocupação de 1,2 pessoas por carro, 60 carros transportam 72 pessoas, ocupando 1000 metros quadrados.

- Ônibus: 72 pessoas podem ser transportadas em 1 (um) ônibus, que ocupa 30 metros quadrados. O ônibus, além disso, dispensa a necessidade, nas ruas, de espaço para estacionar.

Vale a reflexão!

Arma da Puma contra o aquecimento global

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , ,

A marca esportiva Puma, quer se tornar referência e exemplo, para outras empresas do ramo, em atitudes sustentáveis. A partir de 2011 as caixas se sapato não farão parte da lista de produtos utilizados pela empresa. A empresa cortará 60% do uso de água, combustível e matéria prima, para reduzir as emissões de carbono.

Os sapatos serão entregues ao consumidor em um “saquinho esperto” (‘Clever Little Bag’ em inglês), criado pelo designer Yves Béhar, que garante a proteção do calçado desde a fabricação até a chegada ao consumidor final. A ideia eliminará a necessidade de utilização de sacolas plásticas no varejo também.


Os números provenientes dessa mudança são positivos. Serão reduzidos 8.500 toneladas de papel, 20 milhões de megajoules economizados em eletricidade e um milhão de litros de água e diesel consumidos durante a manufatura e distribuição dos produtos confeccionados pela marca.

A Puma orientará as lojas revendedoras a utilizarem sacolas feitas de material biodegradável, que são menos prejudiciais ao meio ambiente e pretende reduzir em até cinco anos, 25% das emissões de carbono. Os trabalhos para alcançar a redução alcançarão todos os departamentos da empresa.

Assista o vídeo da "Clever Little Bag".

Nota: O que você achou da ação?

Greenpeace protesta propostas do deputado Aldo Rebelo

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , , ,



O Greenpeace lançou hoje uma campanha contra o deputado Aldo Rebelo, que irá apresentar em breve um documento com as propostas de alteração da lei que protege as florestas brasileiras desde 1934 . Segundo o Greenpeace, tudo indica que essas alterações irão anistiar desmatadores e flexibilizar a proteção de nossas matas.

O deputado Aldo Rebelo irá apresentar em breve um documento com as propostas de alteração dessa lei. E tudo indica que elas vão anistiar desmatadores e flexibilizar a proteção de nossas matas.

Há mais de dez anos, representantes da bancada ruralista deram partida numa ofensiva para mudar o Código Florestal em seu próprio benefício. A preservaçao das florestas é fundamental não só para a manutenção da biodiversidade, mas para equilibrar o clima no Brasil e no resto do planeta. Diante das chuvas torrenciais que provocaram deslizamentos e mortes no Rio de Janeiro, e que tendem a se tornar cada vez mais frequentes, a tarefa de resguardar o que resta de nossas matas é cada vez mais urgente.

Aldo Rebelo já deu indicações que está ao lado dos ruralistas que querem cada vez mais empurrar a agricultura e a pecuária para dentro da Amazônia e para o que sobrou de vegetação nativa em outros biomas brasileiros.

Mande um e-mail para o Aldo Rebelo dizendo que a questão é relevante demais para ser decidida apenas por meia dúzia de deputados em um ano de eleições. O assunto precisa ser debatido por todos os brasileiros e, portanto, o mínimo que se espera de nossos representantes no Congresso é que ao invés de mexerem em legislação tão fundamental no fim de seus mandatos, é que tenham a coragem de levar o assunto para a campanha eleitoral.

Acesse http://www.greenpeace.org.br/codigo/envie_msg.php e assine a petição.

Ajude a impedir que as nossas florestas continuem a ser devastadas.

Rack para sapatos com tubulações

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , , , ,

Ideia muito interessante do designer alemão Jost Litzen para guardar seus sapatos. O designer para construir este rack utilizou 27 pedaços de tubos usados em construção e um cinto para firmar a estrutura que foram comprados em uma loja de ferragens.



Como é possível ver na foto, com um pouco de criatividade podemos até realizá-lo com outros materiais também.



Nota: O que voce achou da notícia?

Sacos plásticos x Sacola ecológica

0

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , , , ,

Esse vídeo mostra a triste história dos sacos plásticos descartáveis. Segundo fontes do National Geographic, são consumidos anualmente entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacos plásticos ao redor do mundo

Menos de 1% dos sacos são reciclados. É mais caro reciclar um saco do que produzir um novo. E então, o que acontece com esse saquinhos? As lixeiras do mundo não estão inundadas de plástico porque a maior parte do plástico acaba no oceano.



Agora você já sabe, é uma questão de fazer um pequeno esforço e logo a gente se acostuma a levar a sacola de uso contínuo às compras como era antigamente. Se você aderir a esta ideia vai se sentir melhor.

FAÇA A SUA PARTE!

Carrefour elimina uso de sacolas plásticas até 2014

1

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , , , ,

Parceiro do Ministério do Meio Ambiente com a campanha Saco é um Saco, o Carrefour lançou, nesta segunda-feira (15/3), dia mundial do consumidor, em Piracicaba (SP), a primeira loja do Brasil a eliminar o uso sacos plásticos tradicionais. Para substituir, disponibiliza aos cliente caixas de papelão, sacos reutilizáveis e sacolas biodegradáveis. A iniciativa será implantada em todas as lojas da rede, gradativamente, nos proximos 4 anos.

Para o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que participou da cerimônia em Piracicaba, “esse tipo de ação só é possível porque o consumidor brasileiro está cada vez mais consciente sobre os danos que as sacolas plásticas causam ao meio ambiente”.

Ele anunciou que desde o início da campanha Saco é um Saco, em 5 de junho de 2009, dia mundial do meio ambiente, o brasileiro deixou de utilizar de 600 milhões a 800 milhões de sacolas plásticas.

O Brasil utiliza cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas tradicionais por ano, segundo estimativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). “Isso mostra o consumo consciente como instrumento de transformação da sociedade”, ressaltou Minc, ao afirmar que esse tipo de mudança é reflexo da conscientização da empresa e dos consumidores. No entanto, “isso não acontece do dia para noite”.

Minc ainda acredita que haverá uma “imitação saudável” da iniciativa, que deverá ser copiada por outras redes de supermercados. O banimento de sacolinhas plásticas já acontece em vários países, como França e Bélgica.

Para o diretor-superintendente do grupo Carrefour Brasil, Jean-Marc Pueyo, “a eliminação das sacolas plásticas é uma ação decisiva do Carrefour para o meio ambiente”.

A iniciativa é um desdobramento da campanha Saco é um Saco. Para estimular os clientes, o supermercado de Piracicaba vai disponibilizar sacolas retornáveis até o dia 31 de março, além de oferecer caixas.

Para dar alternativa ao consumidor, o Carrefour também vai vender sacolas biodegradáveis em 180 dias. As sacolas tradicionais levam 400 anos para sair do meio ambiente. A renda da venda dessas sacolas biodegradáveis será revertida para o Lar dos Velhinhos.

Os cliente também poderão utilizar caixas de papelão para carregar suas compras. Elas foram colocadas atrás dos caixas para facilitar o uso pelos consumidores.

Como resultado da parceria com o MMA, o Carrefour reduziu o uso de sacolas plásticas em 27 % e vendeu mais de cinco mil sacolas retornáveis. Além disso, a unidade de Piracicaba também coletou 40 toneladas de lixo orgânico, que virou adubo.

Para Minc, a indústria não vai perder mercado se começar a se adaptar à mudança do pensamento do consumidor, que está cada vez mais consciente dos cuidados que deve ter com o meio ambiente para melhorar a qualidade de vida.

O ministro finalizou destacando a necessidade da reutilizar, reaproveitar e reciclar os materiais no lugar de descartar. “Somos a sociedade do descartável. Parece que o meio ambiente é um grande lixo”.

Promoção: Eu quero a minha!

93

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , , , , , ,

Quer ganhar uma Bag Market para ter mais agilidade nas suas compras além de contribuir para o meio ambiente?

É fácil basta seguir os seguintes critérios e torcer para esta BAG ser sua!!!

1 – Deixar um post falando o que você acha da Bag Market com seu nome e-mail válido.

2 - Para quem tem Twitter, siga pelo @bagmarket, dando um RT (retweet) na mensagem da promoção e caso você seja o vencedor, ganhará uma sacola chaveiro.

Promoção válida a partir do dia 09/04/2010 até 16/04/2010 às 23:59hs - O ganhador(a) sera conhecido no dia 20/04/2010

IMPORTANTE : Será aceito apenas 1 comentário por pessoa e todos os critérios serão respeitados.

Participe e divulgue para seus amigos!!!

Sacolas Retornáveis

1

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , , , , ,


A sociedade está se preocupando, cada vez mais, com a questão da preservação do meio ambiente e práticas cotidianas de consumo consciente, como a substituição de saquinhos plásticos por sacolas retornáveis, são as melhores alternativas.

Para se ter uma idéia, somente no Brasil, são consumidos, aproximadamente, 35 mil sacos plásticos por minuto, o que significa 2 milhões por hora e mais de 3 bilhões por ano. Inclusive, 80% dessas embalagens são utilizadas somente uma vez e em 20% das compras são usados, pelo menos, dois saquinhos por carregamento. A população vem adquirindo a consciência de que ações cotidianas e voluntárias de consumo ajudam a combater o prejuízo causado ao meio ambiente.

A Gatto de Rua, empresa de soluções promocionais, confeciona a Bag Market - uma bolsa constituída de sacolas unidas por velcros que reveste o carrinho do supermercado e é indicada para as compras “tamanho família”. Assista o vídeo ao lado e veja como funciona a Bag Market.

No total, foram vendidas 10.800 Bag Market, nos últimos oito meses, para diversos clientes, entre eles: OX Cosméticos, Caixa Econômica Federal, Junk, Coppertone e Banco Real.

Cabides Engarrafados

1

Posted by GATTO DE RUA | Posted in , , , , ,

A ideia da Rethink Hanger é no mínimo curiosa: ganchos que se transformam em cabides após a conexão de duas garrafas plásticas. Dependendo do tamanho da roupa, é só rosquear as garrafas de água mineral, chá, refrigerante e etc.



Uma interessante maneira de reutilizar garrafas, além de economizar espaço na bagagem durante viagens. O cabide Rethink Hanger é encontrado nas cores verde e amarela e cada um custa 7,99 dólares.



Nota: O que você achou da notícia?